quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Primeiro asteroide do ano se aproximou da Terra na madrugada desta quinta-feira

Fenômeno que deixará a Lua vermelha também deve ocorrer neste ano.


Sputnik

Um astrônomo russo revela que fenômenos espaciais surpreenderão os habitantes da Terra. Em particular, ele fala sobre dois asteroides que passarão próximos do nosso planeta. "No fim de janeiro, duas aproximações de asteroides nos aguardam. Os asteroides 1993 VD e 2003 CA4 passarão a uma distância muito grande da Terra, por isso os especialistas não os consideram como ameaça", comunicou ao canal Zvezda o cientista russo Pavel Skripnichenko, que trabalha no Departamento de Astronomia, Geodésia e Vigilância do Meio-Ambiente da Universidade Federal dos Urais. Hoje, 18/01, um dos maiores asteroides do cinturão, Vesta, voou em direção à Terra e esteve a uma curta distância do nosso planeta. Segundo estimam os astrônomos, é possível que o asteroide tenha sido visível a olho nu. Passou perto da Terra por volta das 04:00hs GMT (01:00h no horário de Brasília). O cientista destacou que seria possível distingui-lo porque não piscou, ao contrário das estrelas, e também mudou sua posição rapidamente. O caso é realmente interessante sendo que os asteroides raramente são vistos a olho nu.

Quanto ao segundo e maior asteroide — o 144.332 — voará próximo da Terra em setembro de 2018. Seu diâmetro estimado atingirá 1.300 quilômetros, enquanto a distância entre o corpo celeste e a superfície da Terra contará com oito milhões de quilômetros. Entre outros fenômenos espaciais incomuns esperados em 2018, encontram-se um eclipse total da Lua que ocorrerá em 31 de janeiro, indicou Skripnichenko. De acordo com ele, a Lua terá uma cor vermelho-púrpura e será possível observá-la na América do Norte, Europa e na parte central da Rússia.

O segundo eclipse lunar acontecerá em julho de 2018 e será visível em grande parte da Europa, Ásia, parte sul da América do Norte, Austrália, Antártida e América do Sul.

>> Sputnik
http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário