segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Trinta são presos por arrastões em domingo de praia cheia

Policiamento reforçado não inibiu ação de bandidos.


CAIO BARBOSA E CARMEN LUCIA

Rio - A temperatura não passou dos 30 graus, mas a sensação térmica bem mais alta animou banhistas que lotaram as praias neste domingo. A antecipação da Operação Verão, que colocou 650 PMs para reforçar o efetivo na orla da Zona Sul, não coibiu a ação de bandidos, que promoveram arrastões em vários pontos. Os policiais, no entanto, conseguiram prender pelo menos 30 pessoas. O comando do 23º BPM (Leblon) informou que todas foram conduzidas para a 14ª DP (Leblon), suspeitas de envolvimento em crimes de desobediência e desacato, roubo e furto na orla. Pelas redes sociais, a atriz Giovanna Antonelli publicou a foto de um tumulto na Praia de Ipanema. Na legenda, escreveu: “Praia de Ipanema. 5 arrastões em 3 horas! Eu vi! #eleições #vemchegandooverao #tristeza #vergonha.” Mais tarde, ela atualizou os números: “Uma cidade tão linda de um País tão incrível com um povo tão maravilhoso... 7 arrastões em Ipanema em 5 hrs!!! Que puxado...” A assessora da atriz, Piny Montoro, confirmou que as duas assistiram à ação de longe, do prédio onde estavam.

À tarde, um homem foi detido por policiais do 23º BPM e do Batalhão de Choque (BPChoque), na altura do Posto 8, em Ipanema. Ele estaria sendo agredido por banhistas que o acusavam de furto. Houve tumulto. No Arpoador, a polícia encontrou um grupo de 15 menores com drogas. O material foi apreendido, mas ninguém foi preso. “Não vale a pena prender. Se a gente leva, em poucas horas eles já estão na rua novamente. O que tem que mudar é a lei. Isso sim faria a diferença”, opinou um PM, sem se identificar. No início da noite, a 14ª DP estava abarrotada de vítimas e pessoas detidas, que a todo momento chegavam. Atordoados, os policiais não conseguiam atender a todos. A assessoria de imprensa da Polícia Civil também não havia conseguido fazer um balanço, tamanha a quantidade de ocorrências.


“Vim de Saracuruna passar um domingo na praia e fiquei sem celular, carteira, roupa e ainda fui agredido”, contou Wesley Lima, de 18 anos, acompanhado de seis amigos também assaltados por um grupo de dezenas. Quatro foram presos e estavam na DP. O esquema especial de segurança nas praias envolve os batalhões de Copacabana, Botafogo e Leblon, BpChoque e Batalhão de Ações com Cães. A ação vai do Leme ao Pontal e deve vigorar até o fim do verão, para controlar brigas, furtos, roubos e arrastões, que se tornam comuns em dias de praias cheias.

Casal roubado denuncia truque usado por gangues
Vítima de um assalto praticado por um grupo de cerca de dez pessoas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no início da noite de ontem, um casal que preferiu não se identificar e acabou dominando um dos ladrões, contou a tática utilizada pelo grupo para evitar a prisão.

“Eles vêm em bando, todos homens, e uma mulher fica mais afastada do grupo, para quem o produto do roubo depois é passado. Como a polícia não pode revistar, por ser mulher, acaba não caracterizando roubo e ninguém vai preso”, lamentou a vítima, que teve o cordão roubado, mas em seguida recuperado graças à agilidade do marido. Eles foram assistidos por uma viatura da PM, mas reclamaram da falta de policiais mulheres na Operação Verão. “Se forem só policiais homens, não vai dar certo”, protestou o casal.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário